segunda-feira, 11 de julho de 2016

Aplicações de números complexos.

Aplicações dos números complexos

Números Complexos e Aplicação


Tal trabalho objetiva mostrar que os números complexos, como muitos imaginam, não são aplicados apenas em engenharia elétrica, mas sim, em problemas do Ensino Médio, tal como: encontrar os lados, em números inteiros, de um triângulo retângulo, dada a medida da hipotenusa, que é o que veremos a seguir.

José era filho de um agricultor e frequentava a escola do Ensino Médio. Certo dia o professor passou uma tarefa para casa sobre números complexos. Assim que José chega em casa, sua mãe pergunta: - Qual o dever de casa, meu filho? José responde: - Uma lista de exercícios sobre números complexos. O pai de José ao ouvir falar em números complexos, pergunta ao filho: - E para que serve meu filho, na vida real, números complexos? O filho responde: - Eu fiz a mesma pergunta ao professor, e ele me respondeu que a gente só veria a aplicação dos números complexos, caso a gente no futuro fizesse um curso de graduação em engenharia elétrica. - É por isso, meu filho, que na época que estudei o Ensino Médio (antigo científico), nunca tive o menor interesse em aprender esse tal de números complexos. - Por que papai? - Ora, porque durante o período que frequentei a escola do Ensino Médio, em momento algum tive a oportunidade de ver, em sala de aula, uma só aplicação da matemática "ensinada" numa situação prática do dia a dia.

Certo dia o pai de José e encontra com um professor por nome Sebá e pergunta-lhe: - Professor, sou agricultor e meu filho estuda o Ensino Médio; o professor dele passou uma lista de exercícios sobre números complexos e disse que os números complexos só têm aplicação em curso de graduação de engenharia elétrica, isso é verdade? Respondeu o professor Sebá: - Não! Vejamos alguns exemplos.

Aplicações dos números complexos